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Parque Nacional do Iguaçu impacta mais de 30 mil pessoas com ações solidárias

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Foto: Urbia Cataratas

O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga uma das Maravilhas Mundiais da Natureza, com gestão da visitação pública pela Urbia Cataratas, destacou-se em 2024 com iniciativas que uniram lazer, inclusão e solidariedade.

Por meio de projetos educacionais, ações sociais e eventos beneficentes, o parque impactou 31.339 pessoas, de 620 instituições, reafirmando o papel como referência em responsabilidade social.

“Essas ações refletem o compromisso da Urbia Cataratas e do Parque Nacional do Iguaçu em aproximar a comunidade e reforçar o impacto positivo da nossa missão ambiental e social. Estas iniciativas também são importantes para a sustentabilidade, que é um dos nossos pilares, por possibilitarem a realização de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo responsável”, afirma Mário Macedo, CEO da Urbia Cataratas.

Ao longo do ano, o parque desenvolveu iniciativas que beneficiaram milhares de pessoas, incluindo visitas gratuitas, arrecadação de alimentos, apoio a comunidades em situação de emergência e atividades inclusivas para crianças e pessoas com deficiência.

Essas ações se somam ao compromisso do Parque Nacional do Iguaçu em promover educação ambiental, solidariedade e integração social.

Em abril, cem crianças da Fundação Nosso Canto participaram de atividades educativas e recreativas no parque, visando a incentivar a relação entre natureza e educação.

Os alunos tiveram a oportunidade de acessar a Passarela das Cataratas e sentir a força das águas, momento de maior alegria para as crianças. Para muitas delas foi a primeira visita à unidade de conservação.

Em maio, o parque manifestou solidariedade com a doação de 30 mil garrafas de água mineral e mais de duas toneladas de alimentos para comunidades atingidas por desastres naturais no Rio Grande do Sul.

O apoio ao estado gaúcho contou também com o diretor-técnico da concessionária Urbia Cataratas, Marcelo Skaf, que foi pessoalmente colaborar no resgate e operações de segurança nos locais afetados.

Dezembro trouxe a ação Cataratas do Bem, beneficiando 170 crianças e adolescentes carentes com visitas guiadas na unidade.

No Dia Nacional das Pessoas com Deficiência, 70 visitantes participaram de atividades adaptadas, um dia celebrado em clima natalino pela presença surpresa do Papai Noel, que deixou a experiência mais marcante.

No mesmo mês, em parceria com o programa Massa do Bem, foram distribuídas cem cestas básicas para famílias em vulnerabilidade.

Além de atrair visitantes de 190 países, o Parque Nacional do Iguaçu se consolida como um modelo de turismo social ao unir lazer e solidariedade.

Mais do que um atrativo turístico, o local se destaca como espaço integrador e solidário, beneficiando a sociedade em múltiplas dimensões, parâmetros de âmbitos sociais, econômicos e sustentáveis. Enfim, uma unidade de conservação referência nacional e internacional em gestão integrada. 

O Parque Nacional do Iguaçu é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e tem a gestão da visitação turística da Urbia Cataratas S.A., que está implementando um projeto robusto, moderno, inspirado nas melhores referências mundiais, para encantar ainda mais os visitantes e promover o desenvolvimento econômico da região.

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