A Expo Turismo Paraná 2025 encerrou com saldo bastante positivo. Parte disso se deve à entrega do presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV-PR), João Alceu Rigon Filho, e de sua equipe:
“Quando você faz o que gosta, sem querer você se destaca”, disse Rigon.
Em meio a um público formado por empreendedores, empresários, lideranças e autoridades do trade turístico, a Expo Turismo Paraná teve sua solenidade de abertura no dia 27 de março, no Viasoft Experience, em Curitiba.
A cerimônia foi prestigiada pelo vice-governador do Estado do Paraná e presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Darci Piana, acompanhado do prefeito municipal de Curitiba, Eduardo Pimentel; da presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros; do secretário do Turismo do Estado do Paraná, Leonaldo Paranhos; do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná, Márcio Nunes; do presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, José Luiz Velloso; e do gerente da unidade de competitividade setorial do Sebrae Paraná, Weliton Perdomo, entre outras autoridades presentes, expositores e agentes de viagens.
Um dos principais destaques da solenidade foi o lançamento do projeto “Alma Paranaense”, da ABAV-PR, com o objetivo de fortalecer a identidade turística do Estado.
O projeto busca explorar a rica diversidade cultural e natural, promovendo a produção de conteúdo sobre suas manifestações culturais e oferecendo experiências imersivas para profissionais do turismo.
A formalização do projeto foi marcada pela assinatura de um documento por Darci Piana, Eduardo Pimentel e João Alceu Rigon Filho.
Na avaliação de Rigon, o evento foi bem-sucedido pela receptividade das Operadoras de Turismo, seja pelos destinos internacionais, com destaque para a caravana do Paraguai, e pela presença de Israel, representado pela Maral Tours.
Outro aspecto que vem sendo valorizado no evento é a qualidade dos profissionais presentes no evento, o que eleva o potencial de resultado após sua realização.
A Expo Turismo Paraná contou com representantes de todos os segmentos de negócios do turismo e focou também nas experiências turísticas, inovação e na Arena Gastronômica, trazida pela Secretaria de Turismo do Estado do Paraná, além das oportunidades de negócio e aprimoramento com as rodadas de negócios do Sebrae Paraná.
Foram contabilizados 6000 participantes no total, destacando a presença de 1900 agentes de viagens.
Segundo Rigon, “neste ano, tivemos mais eventos regionais, caravanas lotadas e diversas oportunidades de capacitação, dentro e fora da programação do evento”, diz.