Pesquisar

Fábrica de pneus em Ponta Grossa fortalece parceria com a gigante global

xbri economiapr
Foto: Divulgação

A recém-anunciada fábrica da XBRI Pneus em Ponta Grossa, no Paraná, terá um investimento total de aproximadamente R$ 6,2 bilhões (US$ 1,193 bilhão), quadruplicando o valor inicialmente previsto. Além disso, será responsável pela geração de 3.200 empregos diretos.

O projeto industrial, que está sendo desenvolvido pela XBRI Pneus, ganhou ainda mais robustez após a oficialização da joint venture com a Linglong Tires, empresa de capital aberto e uma das gigantes globais de pneus.

O projeto ocupará um terreno de 1,25 milhão de metros quadrados e terá capacidade para produzir 12 milhões de pneus de passeio e camionete, 2,4 milhões de pneus de caminhões e ônibus, e 200 mil pneus para aplicações industriais e agrícola.

A operação contará, também, com uma usina fotovoltaica própria, planta de reciclagem de pneus e outras inovações a serem anunciadas que reforçarão o compromisso com a sustentabilidade e meio ambiente.

Segundo o CEO da XBRI Pneus, Nabil Chamseddine, a localização estratégica no Paraná permitirá atender com mais eficiência mercados como os dos Estados Unidos, Europa, Oriente Médio e África, otimizando a cadeia de suprimentos e reduzindo custos logísticos.

“Nossa fábrica nasce como um centro de excelência em pesquisa e desenvolvimento, uma verdadeira ‘escola da borracha’. Vamos promover a transferência de tecnologia adaptada às condições brasileiras, formar mão de obra especializada e desenvolver soluções inovadoras em desempenho, durabilidade e sustentabilidade. Com parcerias estratégicas e foco na inovação, queremos transformar o Brasil em referência técnica em borracha e pneumáticos na América Latina, unindo ciência, indústria e talento nacional”, afirma Nabil Chamseddine, CEO da XBRI Pneus.

A construção será realizada em três fases, com início previsto para o terceiro trimestre de 2025.

A Linglong está entre as 15 maiores fabricantes de pneus do mundo em receita, de acordo com o ranking 2024 da Tire Business. Com ações negociadas em bolsa e presença em mais de 170 países, a companhia adota a estratégia global “7+5”, que prevê a operação de sete unidades produtivas na China e cinco no exterior, incluindo uma nova planta em construção no Brasil.

A empresa mantém investimentos consistentes em pesquisa e desenvolvimento (P&D), com milhares de patentes registradas e centros de testes avançados na China, Europa e América do Norte, voltados à inovação em materiais, como borracha de dente-de-leão e compostos de grafeno.

A Linglong é fornecedora original (OEM) para cerca de 60 montadoras globais, dentre as quais Volkswagen, Stellantis, GM, Renault, MAN, BYD e Scania. Essa sólida estrutura mundial alia-se à expertise local da XBRI Pneus, marca brasileira com 37 anos de atuação, reconhecida pelo profundo conhecimento das necessidades do mercado nacional.

A XBRI Pneus foi criada para atender às condições de rodagem e ao clima brasileiro, com um portfólio robusto que contempla pneus para veículos de passeio, utilitários, SUVs e transporte de carga. A empresa combina tecnologia, qualidade e preços competitivos, consolidando-se como uma das principais referências do setor.

“Essa parceria nos permite unir o melhor dos dois mundos: a robustez, tecnologia e escala global da Linglong Tires com o conhecimento de mercado, a capilaridade e o foco no consumidor brasileiro da XBRI Pneus”, afirma Nabil Chamseddine.

Com a parceria entre XBRI Pneus e Linglong, a nova fábrica já nasce homologada pelas principais montadoras instaladas no País, reforçando o compromisso com a produção de pneus adaptados às exigências locais, com compostos resistentes a altas temperaturas, carcaças reforçadas e índices de carga adequados às condições das estradas brasileiras.

Compartilhe

Leia também

olimpiada inovacao economiapr

PR terá 2,1 mil alunos na nova etapa da Olimpíada de Inovação

indice inovacao estados

Índice de Inovação dos Estados confirma PR como potência nacional

faturamento simpress economiapr

Faturamento da Simpress no PR cresce 17% no primeiro semestre de 2025