Um dos maiores nomes atuais na direção de produções nacionais de filmes e séries, o premiado diretor e roteirista Aly Muritiba, responsável por longas-metragens como “Deserto Particular”, “Ferrugem”, e séries de sucesso como “Cangaço Novo” e “Cidade de Deus, A Luta Não Para”, apresenta a masterclass gratuita “Transformando Ideias em Imagens: Como o Diretor Atua na Criação de Mundos”.
A partir de sua trajetória no cinema, Aly Muritiba compartilha reflexões sobre o papel do diretor na construção de universos narrativos, mergulhando no processo de transformar ideias abstratas em experiências cinematográficas concretas.
A masterclass é uma contrapartida do novo filme do cineasta, “Renascença”, que tem parceria com a Fundação Cultural de Curitiba e estreia prevista para 2027. O longa, que é ambientado na fronteira entre o Paraná e o Paraguai, aborda temas como ancestralidade, sincretismo religioso e reencarnação.
A história se passa nos anos 90, em um quilombo, e acompanha Onete, uma viúva de 82 anos, cuja rotina é repentinamente alterada pela chegada da sobrinha grávida, Jandira, de 21 anos.
A presença da jovem desencadeia um ritual de renascimento, que transformará tudo ao redor do universo narrativo do filme. Como Onete é anciã da família, ela precisará morrer para a voltar a vida no bebê vindouro.
“O Paraná é o estado brasileiro com o maior número de praticantes da Umbanda no Brasil. Curitiba abriga dezenas de terreiros e centros umbandistas, vivendo harmoniosamente com as práticas do Catolicismo, Kardecismo e as religiões afro-diaspóricas. Além disso, são 38 comunidades quilombolas reconhecidas no Paraná. Porém, o audiovisual paranaense e curitibano olha pouco para essas pessoas”, comenta Aly Muritiba, que vive na capital paranaense há 18 anos.
A masterclass ocorre no dia 18 de junho, às 15h15, no MECI – Mercado do Cinema Independente.