Nos últimos anos, as franquias se consolidaram como uma excelente opção para empreendedores que buscam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor no Brasil alcançou um faturamento de R$ 70,2 bilhões no terceiro trimestre de 2024, marcando uma expansão de 12,1%.
Entre os segmentos de maior evolução, destacam-se os ramos de Saúde, Beleza e Bem-Estar, que registraram um aumento de 12,7%. Esse progresso reflete uma demanda crescente por soluções especializadas, com a população cada vez mais em busca de qualidade de vida e cuidados com a saúde e bem-estar.
Dentro desse setor, existem duas referências de negócios que podemos chamar de tradicionais e inovadores.
Enquanto os modelos convencionais são amplamente conhecidos e estabelecidos, com fórmulas testadas e uma base de clientes familiarizada com os procedimentos oferecidos, os pioneiros apostam em novas soluções, explorando nichos não atendidos e com grande potencial de evolução.
Nesse segmento, surgem ideias que atendem a requisitos específicos dos usuários.
Um exemplo marcante é a história da Dr.ᵃ Mirelle José Ruivo, ginecologista e obstetra, que soube identificar uma lacuna no segmento de beleza, um dos mercados mais concorridos.
Ao fundar a Mulherez, a primeira rede especializada em cirurgias íntimas, rejuvenescimento vaginal e transplante de sobrancelhas, ela conseguiu unir tratamentos de saúde e estética, criando um conceito único e estruturado.
Com isso, a Dr.ᵃ Mirelle conquistou um espaço exclusivo no setor e compartilha suas valiosas percepções sobre como construir e gerenciar seu negócio de nicho e apostar nessa alternativa.
A principal vantagem é oferecer atendimentos exclusivos.
“Focar em condições ainda pouco exploradas auxilia a empresa a se destacar e a construir uma base de público fiel”, explica Dr.ᵃ Mirelle.
Ela destaca que o diferencial está em atender demandas específicas, muitas vezes negligenciadas, tornando o negócio menos vulnerável à concorrência.
Identificar uma carência no segmento e preenchê-la é indescritível.
“A marca tem que ser uma solução para o cliente, criando confiança e oferecendo valor real. Identificar essa ‘falta’ garante a especialização, e o consumidor sente suas necessidades sendo atendidas de forma exclusiva e personalizada”, afirma a executiva.
A Mulherez surgiu para suprir uma procura, oferecendo serviços difíceis de encontrar em um único centro.
“Nossas pacientes podem cuidar de questões íntimas, capilares e de sobrancelhas, tudo em um só lugar”, diz a CEO.
“Cada cliente tem preocupações diferentes, e a tecnologia de ponta permite que os tratamentos sejam feitos de forma eficaz e individualizada. É importante implantar isso no seu empreendimento, pois te coloca à frente”, conta Ruivo.
Equipamentos modernos, como lasers e radiofrequência, permitem realizar procedimentos minimamente invasivos com resultados rápidos e de alta qualidade.
Além disso, não só nos atendimentos prestados, mas também nas operações internas, contribui para uma gestão mais eficiente e otimiza os processos, resultando em uma experiência ainda mais satisfatória para o consumidor final.