Search

HORSE inicia produção do motor HR13 Flex em São José dos Pinhais

horse economiapr
Foto: Divulgação

A HORSE, divisão da Horse Powertrain e líder em sistemas de propulsão inovadores e de baixo emissão, inicia, hoje, a produção do seu motor HR13, de 1.3 litro e 4 cilindros, em São José dos Pinhais, no Paraná.

A versão flex fuel do motor HR13 foi projetada especificamente para o mercado sul-americano, pode operar com gasolina e etanol e está em conformidade com os padrões de emissões L8. A unidade de propulsão entrega uma potência máxima de 163 CV (120 kW) e torque máximo de 250 Nm a apenas 1.600 rpm.

O HR13 conta com um sistema de injeção direta desenvolvido especialmente para o uso de etanol.

Cada cilindro é equipado com injetores de seis furos montados centralmente, operando a 200 bar de pressão, projetados para uma atomização excepcional do combustível, que proporciona potência e torque sem comprometer a eficiência do combustível.

Com o recente investimento de R$100 milhões na planta brasileira, a produção do HR13 será um dos principais produtos da unidade, que tem capacidade para produzir até 600.000 unidades anualmente em seu portfólio de motores.

O começo da produção do HR13 se soma ao aumento da capacidade de produção da HORSE no Brasil, que já havia sido ampliada com o início da fabricação do motor HR10, 1.0 litro e 3 cilindros, no começo de 2024.

Em 2024, a HORSE também investiu em um processo de fundição por gravidade para produzir cabeçotes de alumínio para os motores HR10 e HR13, além de expandir suas instalações de testes de propulsão e emissões para atender fabricantes terceirizados na região.

“O início da produção do HR13 no Brasil demonstra nosso compromisso em fornecer soluções de engenharia e fabricação adaptadas aos mercados locais. Criado especificamente com capacidade flex fuel, o HR13 é adequado aos OEMs e consumidores brasileiros. A HORSE está especialmente comprometida em localizar processos chave de fabricação, como a fundição dos cabeçotes de cilindro dos motores”, destaca Wesley Palma, Diretor da Fábrica da HORSE Brasil.

“Esta ação reforça nosso compromisso com o mercado brasileiro e com a América do Sul. Nossa mensagem sempre foi clara: não existe uma solução única para a mobilidade global, mas sim soluções sob medida que atendam às necessidades regionais. O HR13 reflete essa filosofia, movido por combustíveis flex de baixo carbono e otimizado para as necessidades do mercado brasileiro,” completa Patrice Haettel, CEO da HORSE.

Compartilhe

Leia também

reservatorio flutuante economiapr

Consórcio vai instalar usina solar flutuante no reservatório da Itaipu

inovacao arapongas economiapr

Ecossistema de inovação de Arapongas cresce 70% nível de maturidade

Smart City Expo Curitiba Montgomery Economia PR

Smart City Expo Curitiba: maior evento de cidades inteligentes das Américas será em março