Pesquisar

ENGIE conclui modernização da Usina Hidrelétrica Salto Osório

salto osorio economiapr
Foto: Reprodução Prefeitura Municipal de São Jorge D’Oeste

A ENGIE Brasil Energia concluiu a modernização da Usina Hidrelétrica Salto Osório, no Paraná, resultado de aproximadamente R$ 300 milhões em investimentos.

O trabalho permitiu um aumento da capacidade comercial de 9,8 MW médios. E a capacidade total instalada passou de 1078 MW para 1103,67 MW, um acréscimo de 25,67 MW. 

O projeto envolveu a modernização completa de duas unidades geradoras, incluindo a substituição da turbina e do estator do gerador, além da atualização dos sistemas de regulação de velocidade, excitação, monitoramento e proteção elétrica, estes também modernizados nas demais quatro unidades. 

“As duas novas unidades foram projetadas com maior rendimento, ou seja, são mais eficientes, gerando mais energia com o mesmo volume de água, o que resultou em um acréscimo na garantia física da usina e na potência ofertada ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A modernização também trouxe ganhos de eficiência no processo de geração de energia como fonte renovável, além de melhorar a confiabilidade dos equipamentos”, explica o gerente da usina, Dirceu Rafanhin

Após definição da especificação técnica e do escopo, foi realizado o processo da contratação da empresa parceira, a GE Vernona. Os trabalhos de execução da modernização começaram em fevereiro de 2019 e foram concluídos agora em maio de 2025.

Foram mais de 1,3 milhão de horas trabalhadas sem acidentes com afastamento, resultado direto de uma cultura preventiva sólida e práticas gerenciais exemplares.  

“O cronograma foi impactado pela pandemia de COVID-19. As lições aprendidas foram aplicadas com sucesso nas fases seguintes, resultando em maior previsibilidade, sinergia entre equipes e cumprimento dos prazos”, acrescenta Rafanhin

Localizada no Rio Iguaçu, no município de São Jorge d‘Oeste, a Usina Hidrelétrica Salto Osório entrou em operação comercial em 1975, já havia passado por outra modernização entre 2005 e 2007, e sua concessão tem validade até 2031. 

Compartilhe

Leia também

varejo ampliado economiapr

Varejo ampliado paranaense acelera em julho

lancamento mercado editorial economiapr

Curitiba recebe o lançamento do mercado editorial de negócios em 2025

conexao turismo sudoeste economiapr

Conexão Turismo Sudoeste vai integrar setores e fortalecer a economia regional