Criado em 2002 para estimular a qualidade dos produtos gráficos do Paraná, o Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho mostrou, em sua 21ª edição, que as principais gráficas do estado vêm seguindo à risca os objetivos da premiação.
Duas das principais gráficas do Paraná – Corgraf, de Colombo, região de Curitiba, e Midiograf, de Londrina -, terminaram empatadas com 17 troféus cada uma. Não por acaso, são duas das empresas do setor que mais investem em equipamentos e em gestão para tornar seus produtos alinhados com as exigências do mercado.
A cerimônia de entrega dos troféus foi realizada no último dia 26, no Centro de Eventos da Fiep – Federação das Indústrias do Paraná, em Curitiba.
Para o diretor da Midiograf, Edson Benvenho, as 17 conquistas são fruto dos investimentos pesados que a empresa vem fazendo nos últimos anos em equipamentos para todas as áreas da gráfica.
“Acabamos de vir de uma feira na China, por exemplo, onde adquirimos cinco equipamentos de última geração. Em todas as áreas, como de embalagem, editorial, impressão digital e promocional, a Midiograf busca tecnologia de ponta para acabamento e impressão, além de insumos de qualidade, como laminação especial, que contribuem decisivamente para termos produtos cada vez melhores para nossos clientes. Os 17 troféus de excelência gráfica são resultado dos nossos investimentos em máquinas e também nas pessoas que trabalham na empresa”.
O diretor da Corgraf, André Linares, menciona o quanto a empresa busca se diferenciar em tudo o que faz para explicar os 17 troféus.
“Não nos contentamos em fazer mais do mesmo. Os investimentos em máquinas e na gestão, junto com a dedicação de nossos colaboradores, são os responsáveis por sempre apresentarmos produtos que resolvem as necessidades dos clientes. Como consequência, esses produtos nos geram premiações. Um exemplo foi uma embalagem com um grau bem grande de complexidade no desenvolvimento. Inscrevemos no Prêmio e nos rendeu uma das conquistas”.
Para Marcos Dybas, presidente do Sigep/Abigraf-PR, entidades que organizam a premiação, sob a coordenação e auditoria do Senai-PR, o Prêmio Oscar Schrappe reforça o quanto a indústria gráfica paranaense é forte.
“A Corgraf e a Midiograf despontam porque são duas empresas grandes, que investem muito em melhoria, fazem muitos bons produtos e que, por isso, conseguem inscrever várias peças com condições de serem premiadas. As conquistas delas evidenciam que o Prêmio Oscar Schrappe cumpre seu objetivo de estimular a qualidade de impressão e de acabamento, além de criatividade e inovação”.
Porém, segundo Marcos, o Prêmio de Excelência é altamente democrático e permite que empresas menores, com apenas uma inscrição de produto, também sejam premiadas, como acontece em praticamente todas as edições.
“O critério é a qualidade e toda empresa que se esmera em fazer bem feito tem grandes chances de ser premiada, independentemente do seu tamanho”.
O presidente da Abigraf Nacional, Julião Flaves Gaúna, destacou que o Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica tem contribuído muito para o desenvolvimento da indústria gráfica paranaense.
“O Paraná sempre demonstra muita competência na realização do seu Prêmio de Excelência, que em toda edição evidencia o quanto as empresas evoluem em inovação. Isso vem ao encontro do que temos reforçado a respeito do novo modelo de atuação no setor gráfico, que deve ser muito focado em inovação e em novas tecnologias. As gráficas que entenderem isso vão continuar ativas”.
Além da Corgraf e Midiograf, foram premiadas as gráficas Ótima, com cinco conquistas, Posigraf (4), Universal (3), Lisegraff (2), Kingraf (2), Delta Etiquetas (1), Graciosa (1), Oficina do Impresso (1), Copy City (1) e Tecnicópias (1). Entre os fornecedores de equipamentos e insumos, levaram troféus para casa a Eco3 (3), Megagraphic (2), WG (2), Perfil (2), TLT Teletoner (1), Bremen (1), Sun Chemical (1), Kamipel (1), Copygraf (1) e Quimagraf (1).
Concorreram empresas que inscreveram itens produzidos nos últimos 12 meses, abrangendo 17 categorias, como livros, catálogos, embalagens, revistas, rótulos, folhetos, calendários, agendas, impressão digital, entre outras.
Depois da cerimônia de entrega dos troféus do 21º Prêmio Oscar Scharappe Sobrinho, os participantes foram convidados a acompanhar a entrega das novas instalações da Escola Gráfica José Toaldo Filho, instalada no Senai Boqueirão, em Curitiba.
O espaço, com 300 metros quadrados, é fruto da parceria entre o Sigep e o Senai-PR. A estrutura conta com equipamentos de impressão de última geração, abrangendo impressão off-set, impressão digital, flexografia, pré-impressão e acabamento, cedidos em comodato pela Xerox do Brasil – Teletoner, BR Group e Kromia.
Serão ofertados um curso por mês, no período de julho a outubro/2025, nas áreas de arte-finalista, orçamentista gráfico, colorimetria e operador de guilhotina.
Para o presidente do Sigep/Abigraf-PR, Marcos Dybas, as novas instalações da Escola Gráfica José Toaldo Filho colocam o Paraná como sede de uma das mais estruturadas escolas gráficas do Brasil.
“É um espaço completo para formação e aprimoramento profissional, o que vai contribuir muito para atenuar o grande gargalho hoje na indústria, que é a falta de mão de obra qualificada.”
A diretora Regional do Senai-PR e reitora do UNISENAI, Fabiane Franciscone, enalteceu a parceria entre as entidades.
“É compromisso do Senai-PR contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento dos profissionais da indústria e das empresas, e esta parceria com o Sigep para a coordenação e auditoria do Prêmio Oscar Schrappe e para a gestão da Escola Gráfica reforça este nosso comprometimento”.