Search

De assistente à diretora de três empresas: a trajetória de Juliana Selenko

juliana selenko economiapr
Foto: Divulgação

Por trás da sólida estrutura da Neoconsig, empresa referência nacional em soluções tecnológicas e gestão de consignados, está Juliana Selenko, uma líder que transformou sua trajetória em um exemplo de crescimento, resiliência e humanidade.

De origem simples e formada em Letras, Juliana iniciou a carreira em áreas administrativas até aceitar o desafio que mudaria sua vida: assumir uma vaga como assistente na Alias Tecnologia, em 2010.

“Eu entrei para ganhar menos do que ganhava antes. Mas acreditei que havia algo maior ali. Hoje vejo que era o meu propósito me chamando”, relembra.

Há três anos, Juliana é Diretora Executiva da Neoconsig, onde completou, neste ano, 15 anos de trajetória, além disso, é CEO da Use Mais. Em sua rotina, concilia a liderança de Customer Success, Tecnologia e Recursos Humanos, três áreas estratégicas para o funcionamento das companhias.

Contudo, o seu começo não foi fácil. Juliana estreou em uma função que não dominava, mas a cultura de desenvolvimento da empresa, baseada na confiança no potencial das pessoas, garantiu que ela crescesse com consistência.

A virada veio quando foi designada para observar o atendimento ao cliente em uma central em Belém (PA).

“Ali eu entendi que meu lugar era com as pessoas. Que eu tinha habilidade para transformar o atendimento em experiência, e que esse seria meu papel.”

À frente da diretoria operacional, Juliana construiu uma estrutura que hoje atua com extrema complexidade técnica e precisão. Só no Estado do Pará, por exemplo, são mais de 99 convênios diferentes, cada um com suas próprias legislações e processos. Mas para ela, a maior prioridade não está apenas no sistema, e sim no relacionamento.

“O cliente pode até não ter a resposta de imediato. Mas ele precisa saber que está sendo ouvido e que alguém vai buscar por ele. Isso é respeito. Isso é atendimento com alma”, defende.

Juliana também é voz ativa dentro da Neoconsig quando o assunto é saúde emocional. Já enfrentou questões de saúde, que superou com apoio profissional e da própria liderança da empresa.

“Quando a gente passa por algo, a gente ganha autoridade para ajudar outros. E hoje eu posso reconhecer quando alguém está precisando de ajuda. Sei ouvir, orientar, acolher.”

Essa escuta ativa virou parte do seu estilo de liderança e é um diferencial reconhecido internamente. Ela é mentora no NAU (Neoconsig, Alias e Use Mais), academia de formação de novos líderes do grupo, e inspira por sua capacidade de conexão, assertividade e entrega.

Com presença marcante no cotidiano da equipe, Juliana acredita que a cultura organizacional se fortalece no exemplo, e não no discurso.

“Não adianta escrever valores na parede se os líderes não vivem isso. Cultura é você estar junto, é jogar vôlei com a equipe, ouvir a moça da cozinha quando ela te chama, respeitar o tempo do outro numa reunião. Cultura é o que acontece no café da manhã.”

Com um histórico sólido nas operações e uma trajetória construída com base em mérito, Juliana Selenko hoje ocupa posições estratégicas em empresas do setor de tecnologia e serviços financeiros.

“É um trabalho técnico, que exige conhecimento e agilidade. Mas acima de tudo, é um trabalho humano. Porque por trás dos dados, sistemas e contratos existem pessoas”, diz.

Ao longo de sua carreira, a diretora tem se destacado não apenas pela competência técnica, mas também por ser uma referência de liderança feminina em um setor tradicionalmente dominado por homens.

Para ela, o verdadeiro impacto da liderança vai além dos resultados financeiros ou da autoridade do cargo, e passa pela construção de um ambiente onde a equidade é praticada no dia a dia.

“Ser mulher em um cargo de liderança é um desafio, mas também uma oportunidade de mostrar que, mais do que o gênero, o que importa é a capacidade de transformar e de gerar impacto nas pessoas”.

Essa visão de equidade não só inspira, mas também fortalece o caminho para um mercado de trabalho mais justo e inclusivo.

Compartilhe

Leia também

nava tecnologia economiapr

NAVA busca 130 profissionais de tecnologia

scania cotrasa economiapr

Scania Cotrasa expande atuação no PR com nova loja de peças em Paula Freitas  

plano juridico assinatura economiapr

Escritório projeta expansão nacional com assinatura em propriedade Intelectual