Search

Central Server investe R$ 1,2 mi na criação de IA para chatbots “inteligentes”

central server economiapr
Foto: Prostock-Studio de Getty Images/Canva

A Central Server, empresa de tecnologia de Curitiba que completa 25 anos em 2025, investiu R$ 1,2 milhão na criação de uma inteligência artificial para chatbots. Denominada Nevolus, a solução em IA permite com que os robôs de atendimento liberem as equipes dos atendimentos repetitivos e, ao mesmo tempo, dialoguem com os clientes de maneira natural e eficiente.

Dessa forma, o chatbot é capacitado para que “praticamente pense” diante de uma indagação e antes de responder – em frações de segundo – ao interlocutor.

É o que explica o CEO da Central Server, Juliano Simões. “A Nevolus foca não apenas no operacional do chatbot, mas principalmente no abastecimento e curadoria dos conteúdos, na gestão da informação”, destaca.

A Nevolus é fornecida pela Central Server a empresas que precisam de chatbots para atendimento e relação com seus respectivos clientes.

Por meio dessa plataforma de inteligência artificial, tais empresas criam seus chatbots indicando perfil e característica desejada, fornecendo conteúdos que subsidiem as suas respostas e atualizando-os, sempre que necessário.

Segundo Simões, todo esse trabalho de criação do chatbot utilizando-se da Nevolus é simples e intuitivo, permitindo que profissionais sem conhecimento de programação gerenciem as informações para alimentar a IA.

“A criação, o abastecimento de conteúdos e a gestão da informação são fáceis”, sublinha.

Na Central Server, mais da metade dos atendimentos ao público são resolvidos pelos chatbots criados pela Nevolus – ou seja, dispensando-se a intervenção humana.

A considerável resolutividade também é verificada entre os clientes da plataforma, conforme eles próprios costumam relatar.

“Com isso, equipes antes ocupadas em tirar dúvidas e prestar informações, agora são liberadas para atividades estratégicas”, afirma Simões.

O CEO conta que a decisão de investir no desenvolvimento de uma IA voltada à criação de chatbots partiu de uma demanda gerada pelos próprios clientes da Central Server.

Estes, quando precisavam de algum atendimento da empresa, impressionavam-se com a assertividade dos chatbots da organização, como a Eva e o Ivo.

“Nossos próprios clientes, ao sinalizarem essa eficiência, demonstravam interesse em incorporá-la.”

O desenvolvimento da Nevolus se iniciou em 2024. Atualmente, empresas líderes em seus segmentos, como ACOM Sistemas, CIEE/PR e VIAWEB System, utilizam a IA da Nevolus para apoiar os atendimentos.

Compartilhe

Leia também

conservacao litoral paranaense economiapr

Editais para Unidades de Conservação do litoral paranaense estão abertos

guerra fria tecnologica economiapr

O boom das novas IAs: a guerra fria tecnológica

tecnologia sustentabilidade economiapr

Soluções de impacto são premiadas no Hackathon UniCesumar