Pesquisar

Central Server investe R$ 1,2 mi na criação de IA para chatbots “inteligentes”

central server economiapr
Foto: Prostock-Studio de Getty Images/Canva

A Central Server, empresa de tecnologia de Curitiba que completa 25 anos em 2025, investiu R$ 1,2 milhão na criação de uma inteligência artificial para chatbots. Denominada Nevolus, a solução em IA permite com que os robôs de atendimento liberem as equipes dos atendimentos repetitivos e, ao mesmo tempo, dialoguem com os clientes de maneira natural e eficiente.

Dessa forma, o chatbot é capacitado para que “praticamente pense” diante de uma indagação e antes de responder – em frações de segundo – ao interlocutor.

É o que explica o CEO da Central Server, Juliano Simões. “A Nevolus foca não apenas no operacional do chatbot, mas principalmente no abastecimento e curadoria dos conteúdos, na gestão da informação”, destaca.

A Nevolus é fornecida pela Central Server a empresas que precisam de chatbots para atendimento e relação com seus respectivos clientes.

Por meio dessa plataforma de inteligência artificial, tais empresas criam seus chatbots indicando perfil e característica desejada, fornecendo conteúdos que subsidiem as suas respostas e atualizando-os, sempre que necessário.

Segundo Simões, todo esse trabalho de criação do chatbot utilizando-se da Nevolus é simples e intuitivo, permitindo que profissionais sem conhecimento de programação gerenciem as informações para alimentar a IA.

“A criação, o abastecimento de conteúdos e a gestão da informação são fáceis”, sublinha.

Na Central Server, mais da metade dos atendimentos ao público são resolvidos pelos chatbots criados pela Nevolus – ou seja, dispensando-se a intervenção humana.

A considerável resolutividade também é verificada entre os clientes da plataforma, conforme eles próprios costumam relatar.

“Com isso, equipes antes ocupadas em tirar dúvidas e prestar informações, agora são liberadas para atividades estratégicas”, afirma Simões.

O CEO conta que a decisão de investir no desenvolvimento de uma IA voltada à criação de chatbots partiu de uma demanda gerada pelos próprios clientes da Central Server.

Estes, quando precisavam de algum atendimento da empresa, impressionavam-se com a assertividade dos chatbots da organização, como a Eva e o Ivo.

“Nossos próprios clientes, ao sinalizarem essa eficiência, demonstravam interesse em incorporá-la.”

O desenvolvimento da Nevolus se iniciou em 2024. Atualmente, empresas líderes em seus segmentos, como ACOM Sistemas, CIEE/PR e VIAWEB System, utilizam a IA da Nevolus para apoiar os atendimentos.

Compartilhe

Leia também

Passaporte Veicular Digital Economia PR

Motoristas vão testar novo Passaporte Veicular Digital

Empresas cenário econômico Economia PR

Empresas do PR confiam mais em si que no cenário do país

NHS Sistemas Economia PR

NHS expande atuação e aposta em sistemas híbridos e gestão energética