Search

Londrina é a 1ª cidade do Sul a receber um evento do Connected Smart Cities

connected smart cities londrina economiapr
Foto: Vivian Honorato/Prefeitura deLondrina

Hoje, Londrina irá sediar a edição estratégica regional do Connected Smart Cities. Realizado pela primeira vez na Região Sul do País, o evento irá ocorrer a partir das 14 horas, no auditório da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD), e tem o apoio do Sebrae/PR e da Prefeitura Municipal de Londrina.

O Connected Smart Cities é um movimento nacional focado no desenvolvimento de cidades inteligentes. Para isso, promove a integração entre empresas, governos e entidades para criar soluções e inovações que melhorem a qualidade de vida urbana, além de certificar e ranquear iniciativas em todo o País.

Presidente do Instituto URBbem e integrante da Governança Londrina Inteligente, Danaê Fernandes conta que a realização desta reunião em Londrina é fruto da articulação da Governança Londrina Inteligente.

“Há mais de um ano que nós frequentamos os eventos nacionais e temos contato direto com os líderes do movimento. É muito interessante que a reunião ocorra neste momento em Londrina, porque a nossa governança acaba de ser reconhecida como a única do Brasil focada em cidades inteligentes”, afirma Danaê.

Fundada em 2022, a governança tem o objetivo audacioso de promover Londrina como uma das dez cidades mais inteligentes da América Latina. A cada 15 dias, representantes do poder público, empresas, instituições de ensino e sociedade civil organizada se reúnem na sede do Sebrae em Londrina para discutir iniciativas para a cidade.

“Ao apoiar uma iniciativa como a Governança Londrina Inteligente, o Sebrae ajuda a consolidar e a referenciar o Município, desenvolve negócios com foco nas dores de uma cidade inteligente, ajuda a diversificar a economia e atender ao nosso propósito, que é de desenvolver o território econômico local”, afirma o consultor do Sebrae/PR, Everson Perussi.

Classificada entre as 20 cidades mais inteligentes do País na categoria com mais de 500 mil habitantes, Londrina ocupa atualmente a 13ª posição no ranking Connected Smart Cities (CSC).

O ranking considera 74 indicadores nos eixos de inovação e tecnologia, mobilidade, meio ambiente, empreendedorismo, educação, energia, governança, urbanismo, saúde, segurança e economia.

Para discutir os temas que tornam uma cidade inteligente, a reunião estratégica desta sexta-feira irá reunir 17 palestrantes, entre eles, o diretor-técnico do Sebrae/PR, César Rissete, que já atuou como gerente de Competitividade no Sebrae Nacional e tem ampla experiência em políticas públicas, produtividade e desenvolvimento local.

Entre os representantes da iniciativa privada na discussão, o engenheiro de Tráfego da empresa JET de patinetes elétricos, Ericlis Magon, irá apresentar estudos de impacto de tráfego e projetos voltados à micromobilidade, com foco na mobilidade sustentável e na requalificação de espaços urbanos.

O coordenador de Cidades Inteligentes do Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos, Felipe Hammel, também é presença confirmada no evento.

Hammel irá compartilhar sua experiência na implementação de metodologias e certificações nas normas ABNT NBR ISO 37120, 37122 e 37123 em municípios como São José dos Campos, São Paulo, Pindamonhangaba e Campo Mourão.

Na lista de palestrantes do evento também estão representantes do poder público local, como o presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Fabrício Bianchi, o presidente da Londrina Iluminação, Renan Salvador, o presidente da CTD, Roberto Moreira, e o prefeito de Londrina, Tiago Amaral.

Compartilhe

Leia também

mapa enoturismo economiapr

Com novo Mapa do Enoturismo, PR valoriza vinhos e visitas a produtores locais

epr economiapr

EPR lança seu primeiro programa de Trainees com vagas em Minas e no PR

saldo positivo empregos economiapr

Pequenos negócios geram saldo positivo de 55 mil empregos no PR