Pesquisar

Itaipu Binacional lidera ranking setorial de boas práticas ESG

itaipu esg economiapr
Foto: tifonimages de Getty Images/Canva

O segmento de energia elétrica é um dos 15 setores de atividade econômica mapeados pelo Anuário Integridade ESG, que está em sua terceira edição. Pela primeira vez uma empresa do setor figura entre as cinco mais bem posicionadas de uma lista de cem companhias – é a Itaipu Binacional, líder entre seus pares, ocupa a quinta colocação no ranking geral.
 
De acordo com o levantamento, publicado pela Insight Comunicação, a área de Energia Elétrica se consolidou como uma das mais dinâmicas no contexto ESG em 2024, com destaque para os investimentos em fontes renováveis, inovação tecnológica, modernização da infraestrutura e acesso à energia em regiões carentes.

“As empresas do setor têm atuado também como articuladoras de soluções para descarbonização em outras cadeias produtivas, mostrando o potencial do setor como catalisador de transições mais amplas”, informa o documento.

Em 2024, Itaipu Binacional teve, entre outros destaques de acordo com o anuário, a gestão de resíduos sólidos, que envolveu 50 municípios do Paraná.

Cerca de 30 mil toneladas de resíduos sólidos foram encaminhadas para a reciclagem, com 31,65% de recuperação e a criação de 1,2 mil postos de trabalho. O top 5 do setor é completado por Equatorial Energia, na vice-liderança, seguida por Engie, Energisa e EDP.
 
O Anuário Integridade ESG analisa ações, dados sobre iniciativas, programas e investimentos e como esse conjunto impacta na imagem e na reputação institucional das empresas nos pilares ambiental, social e de governança, consolidou cerca de 500 mil itens únicos de 8 mil fontes distintas.

A partir de análises, foi gerado o índice de Imagem ESG (iESG) para cada empresa listada no ranking que contempla as cem mais bem pontuadas.

Compartilhe

Leia também

Colombo Inovação Economia PR

Colombo estreia Fórum de Inovação e apresenta resultados do ecossistema

Carolina Ferraz Londrina Economia PR

Em Londrina, Carolina Ferraz compartilha experiências e dificuldades até o sucesso

frango brasileiro exterior economiapr

PR puxa a retomada do frango brasileiro no exterior