Search

Projeto paranaense é finalista no Energy Summit Brasil

energy summit economiapr
Foto: Divulgação

O Brasil deu um passo decisivo para consolidar sua posição como protagonista da transição energética durante o Energy Summit Brasil 2025, realizado recentemente na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

O evento, organizado pela MIT Technology Review Brasil com curadoria direta do Massachusetts Institute of Technology (MIT), reuniu mais de 10 mil participantes e representantes de mais de 4 mil empresas, tornando-se o maior evento promovido pelo MIT fora dos Estados Unidos.

Entre masterclasses, painéis e iniciativas de impacto ambiental e social, como o Electric Days, Women in Energy e o Favela Inova, o evento se destacou por criar um ambiente de integração entre ciência, indústria, governo e inovação.

Um dos momentos de destaque foi o reconhecimento nacional à pesquisa brasileira: o projeto “Sistema portátil para determinação de residual de inibidor de incrustação” foi finalista do Energy Summit Awards 2025 na categoria Academic Research.

Resultado de uma colaboração entre o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), o Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação da Petrobras (Cenpes), o Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica (Curitiba) e o Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação (Londrina), o dispositivo visa determinar o teor de matéria ativa de inibidores de incrustação usados na indústria de óleo e gás, um avanço promissor para a eficiência operacional e sustentabilidade do setor.

Desenvolvido pelo CNPEM e entregue como protótipo à Petrobras, o sistema está atualmente em fase de validação pelo Senai Paraná, com o objetivo de alcançar o nível de maturidade tecnológica TRL 7, que representa proximidade com a aplicação comercial.

A iniciativa reforça o potencial da ciência aplicada no Brasil e destaca a força das parcerias entre instituições públicas e privadas na busca por soluções inovadoras para os desafios energéticos do futuro.

Compartilhe

Leia também

nava tecnologia economiapr

NAVA busca 130 profissionais de tecnologia

scania cotrasa economiapr

Scania Cotrasa expande atuação no PR com nova loja de peças em Paula Freitas  

plano juridico assinatura economiapr

Escritório projeta expansão nacional com assinatura em propriedade Intelectual