Search

Londrina é a 1ª cidade do Sul a receber um evento do Connected Smart Cities

connected smart cities londrina economiapr
Foto: Vivian Honorato/Prefeitura deLondrina

Hoje, Londrina irá sediar a edição estratégica regional do Connected Smart Cities. Realizado pela primeira vez na Região Sul do País, o evento irá ocorrer a partir das 14 horas, no auditório da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD), e tem o apoio do Sebrae/PR e da Prefeitura Municipal de Londrina.

O Connected Smart Cities é um movimento nacional focado no desenvolvimento de cidades inteligentes. Para isso, promove a integração entre empresas, governos e entidades para criar soluções e inovações que melhorem a qualidade de vida urbana, além de certificar e ranquear iniciativas em todo o País.

Presidente do Instituto URBbem e integrante da Governança Londrina Inteligente, Danaê Fernandes conta que a realização desta reunião em Londrina é fruto da articulação da Governança Londrina Inteligente.

“Há mais de um ano que nós frequentamos os eventos nacionais e temos contato direto com os líderes do movimento. É muito interessante que a reunião ocorra neste momento em Londrina, porque a nossa governança acaba de ser reconhecida como a única do Brasil focada em cidades inteligentes”, afirma Danaê.

Fundada em 2022, a governança tem o objetivo audacioso de promover Londrina como uma das dez cidades mais inteligentes da América Latina. A cada 15 dias, representantes do poder público, empresas, instituições de ensino e sociedade civil organizada se reúnem na sede do Sebrae em Londrina para discutir iniciativas para a cidade.

“Ao apoiar uma iniciativa como a Governança Londrina Inteligente, o Sebrae ajuda a consolidar e a referenciar o Município, desenvolve negócios com foco nas dores de uma cidade inteligente, ajuda a diversificar a economia e atender ao nosso propósito, que é de desenvolver o território econômico local”, afirma o consultor do Sebrae/PR, Everson Perussi.

Classificada entre as 20 cidades mais inteligentes do País na categoria com mais de 500 mil habitantes, Londrina ocupa atualmente a 13ª posição no ranking Connected Smart Cities (CSC).

O ranking considera 74 indicadores nos eixos de inovação e tecnologia, mobilidade, meio ambiente, empreendedorismo, educação, energia, governança, urbanismo, saúde, segurança e economia.

Para discutir os temas que tornam uma cidade inteligente, a reunião estratégica desta sexta-feira irá reunir 17 palestrantes, entre eles, o diretor-técnico do Sebrae/PR, César Rissete, que já atuou como gerente de Competitividade no Sebrae Nacional e tem ampla experiência em políticas públicas, produtividade e desenvolvimento local.

Entre os representantes da iniciativa privada na discussão, o engenheiro de Tráfego da empresa JET de patinetes elétricos, Ericlis Magon, irá apresentar estudos de impacto de tráfego e projetos voltados à micromobilidade, com foco na mobilidade sustentável e na requalificação de espaços urbanos.

O coordenador de Cidades Inteligentes do Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos, Felipe Hammel, também é presença confirmada no evento.

Hammel irá compartilhar sua experiência na implementação de metodologias e certificações nas normas ABNT NBR ISO 37120, 37122 e 37123 em municípios como São José dos Campos, São Paulo, Pindamonhangaba e Campo Mourão.

Na lista de palestrantes do evento também estão representantes do poder público local, como o presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Fabrício Bianchi, o presidente da Londrina Iluminação, Renan Salvador, o presidente da CTD, Roberto Moreira, e o prefeito de Londrina, Tiago Amaral.

Compartilhe

Leia também

inovacao verde economiapr

Senai amplia uso de metodologia para impulsionar inovação verde nas indústrias  

mapa enoturismo economiapr

Com novo Mapa do Enoturismo, PR valoriza vinhos e visitas a produtores locais

epr economiapr

EPR lança seu primeiro programa de Trainees com vagas em Minas e no PR