Pesquisar

Cascavel é destaque no mercado imobiliário. Por quê?

Cascavel mercado imobiliário
Foto: Georgia Hansen

A quinta maior cidade do Paraná atrai investidores e novos moradores de diversas regiões do Brasil. Basta andar um pouco para se deparar com uma nova obra, um grande prédio ou um outdoor anunciando lançamentos de loteamentos.

“Construtoras com alto padrão de excelência estão vindo para cá, com grande rigor técnico tanto no material aplicado nos imóveis quanto nos serviços prestados, o que valoriza o metro quadrado. Sem contar que a valorização dos terrenos em Cascavel já está acima da média”, destaca Fernando Dall Agnol, corretor de imóveis com quinze anos de experiência e sócio da Forthe Imobiliária.

Por que Cascavel?


• Cascavel está localizada em um importante entroncamento rodoviário, que conecta Foz do Iguaçu, Mato Grosso do Sul e o litoral do Paraná, sendo uma das principais rotas para o escoamento de grãos e interligando regiões estratégicas.

• É uma das maiores cidades do estado — ocupa a quinta posição (atrás de Curitiba, Londrina, Maringá e Ponta Grossa) — e oferece boas condições de qualidade de vida para uma cidade do interior.

• É um polo de saúde, com hospitais, clínicas e centenas de especialistas, sendo referência para muitos municípios da região.

“Muita gente da área da saúde está vindo morar e investir aqui. Muitos agricultores também estão investindo na região. Ou seja, o dinheiro do agronegócio circula e fomenta a cidade. Isso atrai pessoas e exige das construtoras um trabalho constante. Hoje, Cascavel demanda entre 2 mil e 2.500 imóveis novos por ano. Uma das maiores loteadoras da cidade, por exemplo, tem projetos programados para os próximos 10 anos”, acrescenta Dall Agnol.

Crescimento planejado


O Plano Diretor, aprovado em 6 de fevereiro de 2023 pela Câmara Municipal de Cascavel (Lei Complementar nº 130/2023, via PLC 05/2022), redefiniu o perímetro urbano, expandindo-o de 110,45 km² para 171,66 km² — um aumento de mais de 55%, segundo o Instituto de Planejamento de Cascavel (IPC).

Atenta a essa expansão, a verticalização é uma das principais apostas. A chegada de uma importante construtora do litoral de Santa Catarina à cidade (vale destacar o que motivou esse olhar estratégico para o jovem município do Oeste paranaense) ampliou as conexões e as possibilidades de negócios entre as duas regiões.

Além disso, os lançamentos imobiliários têm apostado em recepções e eventos de lançamento com alto investimento — práticas até então pouco comuns por aqui —, posicionando Cascavel como uma forte candidata para investimentos de longo prazo.

A cidade oferece uma ampla variedade de loteamentos, empreendimentos e condomínios. Há opções para todos os perfis e bolsos: desde condomínios-fazenda e casas de campo, até estúdios e apartamentos com diferentes metragens, localizações e níveis de conforto. Também há condomínios fechados com ampla área de lazer, inclusive com propostas mais acessíveis.

Infraestrutura em movimento

Nos últimos anos, Cascavel também tem investido fortemente em mobilidade urbana: novas avenidas, reurbanização de áreas para melhorar o fluxo de veículos, além da implantação de ciclovias e ciclofaixas. Vale ressaltar que, em alguns pontos da cidade, esses novos espaços ainda causam desconforto a empreendedores e consumidores, devido à redução no número de vagas de estacionamento — mas esse é um assunto para outra conversa.

Com toda essa movimentação, é impossível não perceber que a “cidade das águas” está com o olhar voltado para o futuro. E o mercado imobiliário local reflete as tendências de quem deseja investir ou fixar raízes por aqui.

A busca por bem-estar, qualidade de vida e segurança, entre tantos outros fatores, está colocando Cascavel sob os holofotes de novos horizontes.

Os projetos para 2050 já estão em andamento. Vamos acompanhar!

Compartilhe

Jornalista especialista em mídias digitais, negociação empresarial e Comunicação e Expressão.

Leia também

mulheres tecnologia economiapr

Mulheres, startups e tecnologia: uma trilogia em ascensão

comunicacao interna empresas economiapr

Comunicação interna é o principal desafio das empresas

saude do cpf economiapr

A saúde do CPF influencia na do CNPJ?