Pesquisar

Mesquita de Foz está entre os atrativos do Salão Nacional do Turismo 2025

mesquita foz economiapr
Foto: Christian Rizzi/Arquivo Mesquita

O 9º Salão do Turismo: Conheça o Brasil, considerada a maior vitrine do turismo brasileiro, acontecerá de 21 a 23 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo. O evento promovido pelo Ministério do Turismo vem focado nos temas: diversidade, inclusão e sustentabilidade no turismo.

Na programação, apresentações de roteiros turísticos de todas as regiões do Brasil, entre elas, a Mesquita Omar Ibn Al-Khatab que estará no estande da Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR) e participará do Feirão do Turismo. O templo religioso islâmico é um dos maiores da América Latina e o maior do Brasil.

De acordo com Hola El Kadri, gerente administrativa do Centro de Visitantes da Mesquita, a participação no evento é a oportunidade de demonstrar a potência do turismo religioso. Um setor que possibilita a quebra de barreiras e a aproximação das pessoas.

“Apresentaremos nossa diversidade cultural e a religião, o Islã. Levaremos tâmaras, consideradas um alimento sagrado e um símbolo de abundância, poder e fé. O Bakhoor, incenso árabe feito de lascas de madeira, resinas, óleos aromáticos e outros componentes naturais. Apresentaremos o Jamal, a nossa inteligência artificial. Quem visitar o estande vai tirar as dúvidas sobre a religião, a Mesquita e Foz do Iguaçu. Mostraremos que somos uma cultura diversa e ampla”.

A previsão do Ministério do Turismo é que aproximadamente 40 mil pessoas circulem pelo evento. Este número indica um fluxo significativo de visitantes, o que pode gerar impactos positivos no setor e demonstra a importância do evento e do turismo para o Brasil.

Na programação os espaços: salão de divulgação das experiências turísticas, local dedicado à gastronomia, artesanato e cultura, bem como, Feirão do Turismo com descontos em pacotes, passagens e hospedagens.

Além de apresentações de negócios e networking, shows e o espaço, Mercadão da Agricultura Familiar, com produtos que valorizam a diversidade de culturas, a sustentabilidade e a segurança alimentar.

Um dos espaços mais aguardados. Uma iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e conta com apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

O turismo religioso é o terceiro segmento com maior oferta de atrativos no Paraná. Segundo dados da Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR), dos 2.150 atrativos catalogados em todo o Estado, 494 são religiosos, distribuídos por todas as regiões.

No Paraná, o Comitê Interinstitucional de Turismo Religioso reúne diversas instituições relacionadas ao tema, incluindo representantes de diferentes denominações religiosas, além de setores de turismo e serviços.

O objetivo é promover e desenvolver o turismo religioso no Estado, com o apoio do governo estadual e a participação de agentes do setor em capacitações e eventos.

“Nós fazemos um trabalho para fortalecer este segmento. Aumentar os peregrinos, turistas, romeiros em busca do turismo religioso. A Mesquita se destaca pelo diferencial de ser uma das maiores da América Latina. Temos um retrato muito forte dela em Foz do Iguaçu. Uma crescente de atividades diferenciais como a mobilização do 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso. A Mesquita estará levando esta tecnologia interativa, este diferencial com um guia virtual onde é possível sentir o templo religioso no Salão do Turismo”, ressaltou Alessandra de Paula Xavier, turismóloga da Secretaria do Turismo.

Dezoito experiências e vivências estarão no estande do Paraná em São Paulo, três do segmento turismo religioso: a Mesquita de Foz do Iguaçu, Ecos da Criação de Curitiba e o Caminho de Santiago de Dois Vizinhos .

“É um grupo de atrativos heterogêneos e o Paraná estará participando em todos os espaços do evento, com bastante diferenciais e experiências. Estes encontros fazem diferença no crescimento do setor”, concluiu.

Localizada em Foz do Iguaçu, no Jardim Central, conhecido como Bairro Árabe, a  Mesquita Omar Ibn Al-Khatab tem em seu entorno uma das maiores concentrações de imigrantes e descendentes árabes no mundo. O templo foi inaugurado em 1983 com um projeto audacioso de arquitetura islâmica que encanta os visitantes.

Contempla o maior vão livre de cúpula em concreto armado da América Latina, possui capacidade para até 800 pessoas, com base octogonal cercada por arcos. Toda parte interna é adornada com arabescos e escritas em árabe. 

Do lado externo, os minaretes, símbolo da arquitetura islâmica, marcam a presença do islamismo em diversas comunidades e foram idealizados para ressoarem os chamados para as orações diárias.

De acordo com o Centro de Visitantes da Mesquita, somente de janeiro a julho deste ano, 39.622 turistas estiveram no templo, um aumento de 9.5% no público em relação ao ano anterior.  Desses, a maior parte é de nacionalidade brasileira, seguida de turistas do Chile e da Argentina.

A Mesquita é pioneira em um tour guiado com o objetivo de proporcionar uma experiência completa ao visitante. Um mergulho na religião islâmica e na cultura. De acordo com Samia Shalaby, bacharel em Teologia Islâmica, o objetivo é ser uma ponte entre os visitantes e o conhecimento sobre o Islã.  

“Existem muitas dúvidas sobre o Islam e uma imagem errada da religião. Nosso trabalho é passar a informação correta e fazê-las levar daqui a ideia verdadeira”.

Dados divulgados pela Secretaria do Turismo do Paraná (Setu), com base em números da Embratur e da Polícia Federal, destacam o crescimento do setor no Paraná. No primeiro semestre de 2025 o Paraná recebeu 627.858 turistas estrangeiros, um aumento de 23,7% frente às 507.560 chegadas do mesmo período de 2024.

Foz do Iguaçu continua no posto da principal porta de entrada do Estado.  O crescimento impacta a economia em especial nos setores de hospedagem, alimentação e no comércio.

“Temos o destaque para a região de fronteira com muitos turistas estrangeiros, paraguaios, argentinos vindo para cá e refletimos isto no trabalho da Secretaria do Turismo do Paraná, dos nossos territórios turísticos, das vivências e experiências”, lembrou Xavier.

Compartilhe

Leia também

Passaporte Veicular Digital Economia PR

Motoristas vão testar novo Passaporte Veicular Digital

Empresas cenário econômico Economia PR

Empresas do PR confiam mais em si que no cenário do país

NHS Sistemas Economia PR

NHS expande atuação e aposta em sistemas híbridos e gestão energética