Pesquisar

Serviços de TI crescem e empresas aumentam a capacidade de prevenir problemas

ti cresce parana economiapr
Foto: SHOTPRIME/Canva

Ao invés de apenas reagir aos problemas de tecnologia relatados pelas empresas, os prestadores de serviços de TI do Paraná estão em busca de alternativas para antecipar diagnósticos e se posicionar para serem cada vez mais reconhecidos como capazes de prevenir esses problemas e garantir que os equipamentos funcionem de maneira eficiente e segura.

Esta é uma das estratégias nas quais as empresas do setor apostam para alcançar um ritmo de crescimento semelhante ao de outros Estados que lideram o ranking de expansão.

Segundo um levantamento feito pela ADDEE, empresa que atua há 11 anos no fornecimento de soluções de gestão de TI para MSPs, os paranaenses tiveram um aumento de 35% no número de organizações deste segmento nos últimos três anos.

Este percentual é inferior, por exemplo, ao desempenho observado em São Paulo (50%) e Santa Catarina (51%). No dia 23 de setembro, o chamado ecossistema MSP (Managed Service Provider), que reúne os profissionais da área, se reunirá no MSP Summit Roadshow, que acontecerá no Brains Coworking, em Curitiba. 

A COO da ADDEE, Brenda Busanelli, explica que a aceleração do crescimento neste setor tem exigido o desenvolvimento de um portfólio de serviços cada vez mais completo que inclua monitoramento contínuo, manutenção preventiva, backups regulares e suporte técnico.

“Isso ajuda a garantir que os sistemas dos clientes estejam sempre funcionando de maneira otimizada. A adoção deste modelo de funcionamento é uma tendência consolidada em todo o mundo e que certamente se enquadra nas necessidades das empresas do Paraná da mesma forma”, afirma. 

O estudo Panorama da Comunidade MSP revela o ritmo da evolução que este os MSPs vem experimentando no Brasil ao longo dos últimos cinco anos.

De acordo com o estudo, em 2019 a maioria das empresas nacionais dedicadas à prestação deste serviço não possuía mais do que cinco funcionários, sendo que 19% delas eram operadas por uma única pessoa.

Já no final de 2024, apenas 10% dessas organizações tinham apenas o fundador como o único responsável por todas as tarefas. Enquanto isso, 52% já empregavam até 9 pessoas e 30% possuíam entre 10 e 49 funcionários.

Outro estudo da ADDEE mostra que caso todos os dispositivos digitais em uso pelas empresas do Brasil atualmente estivessem sob a supervisão de um MSP, essa atividade movimentaria um valor superior a R$183 bilhões por ano.

Entre os destaques da programação do MSP Summit Roadshow estará, por exemplo, a palestra sobre como montar uma estratégia de proteção completa, que vai desde backup e monitoramento até segurança avançada de endpoints, redes e dados.

Outro conteúdo oferecido será a demonstração de análise do Programa de Eficiência Operacional, além de soluções, indicadores de performance e padrões operacionais

Compartilhe

Leia também

faturamento simpress economiapr

Faturamento da Simpress no PR cresce 17% no primeiro semestre de 2025

telecirurgia economiapr

Inovação e tecnologia marcam a primeira telecirurgia da América Latina

techstars economiapr

Techstars Startup Weekend Curitiba une IA, inovação e vida saudável