Pesquisar

Feira do Empreendedor reúne ecossistema responsável por 94% dos negócios do PR

ecossistema feira empreendedor economiapr
Foto: Inove

De quinta (11) a domingo (14), empreendedores e futuros empresários encontram em um só lugar oportunidades de capacitação, acesso a crédito, inovação, negócios e networking na Feira do Empreendedor. Realizada pelo Sebrae/PR, o evento acontece no Viasoft Experience e no Teatro Positivo, em Curitiba, com participação gratuita.

A programação inclui mais de cem palestras, oficinas e consultorias, rodadas de crédito com instituições financeiras, encontros de negócios e uma área de exposição que conecta pequenos negócios a potenciais clientes e parceiros.

Além disso, participantes podem visitar espaços voltados à inovação, com soluções acessíveis para reduzir custos, ampliar vendas e tornar as empresas mais competitivas.

Aberta a participantes de todas as regiões do Paraná, a Feira fortalece cadeias produtivas locais, gera novas parcerias comerciais e se consolida como um ambiente de inclusão econômica, onde micro e pequenas empresas encontram caminhos reais para crescer e se conectar a novos mercados.

“Preparamos uma experiência completa, imersiva e prática para impulsionar os pequenos negócios paranaenses. Teremos um ambiente de aprendizado, informação e de conexão para que cada participante possa fortalecer e preparar melhor uma ideia ou mesmo um negócio já em atividade”, projeta Vitor Roberto Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR.

A Feira do Empreendedor é um evento estratégico para um setor vital na economia. No Paraná, as MPE representam mais de 94% dos negócios formais. Esse universo de mais de 1,7 milhão de pequenos negócios (incluindo microempreendedor individual, microempresa e empresa de pequeno porte) é responsável por 36,4% do PIB estadual, superando a média nacional de 30%.

Além de ser um dos pilares da base produtiva em praticamente todos os setores, do comércio à agroindústria, os pequenos negócios são o principal motor gerador de empregos. De janeiro a julho de 2025, foram responsáveis por cerca de 64% dos novos postos de trabalho formais criados no Estado, com 65.448 mil vagas.

Um dos destaques da Feira do Empreendedor é o estudo que mapeia oportunidades de negócios específicas para Curitiba, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Colombo, Fazenda Rio Grande, São José dos Pinhais e Paranaguá.

A análise, baseada em mais de 90 indicadores como dados da Receita Federal, IBGE, PIB e IDH municipais, aponta cinco segmentos de atuação promissores para cada localidade, servindo como um guia prático para quem planeja empreender ou expandir seus negócios. As apresentações do estudo acontecerão diariamente.

A programação da Feira é vasta e divide-se em vários ambientes, garantindo que haja opções para todos os perfis.

O palco principal no Teatro Positivo receberá nomes de destaque nacional em palestras que abordarão as tendências mais urgentes para o mundo dos negócios, como inteligência artificial, transformação digital, marketing digital e sustentabilidade.

Paralelamente, no Viasoft Experience, as Salas do Conhecimento oferecerão workshops e oficinas práticas com temáticas especializadas e separadas por momentos da jornada empreendedora, focadas em soluções para desafios do dia a dia empresarial, como gestão financeira, acesso a mercados e inovação aplicada.

Um dos pilares da Feira é o atendimento. Individual e gratuito, serão 50 espaços que possibilitarão aos visitantes orientação para seus empreendimentos, sejam eles ainda uma ideia ou um negócio em operação. Também será possível conhecer a Loja Sebrae, onde poderão acessar os programas e soluções como Empretec, Consultoria In Company, Sebraetec e Sonar.

As Rodadas de Negócios são um dos maiores atrativos. Com metodologia de speed dating, o espaço conectará pequenas empresas compradoras e fornecedoras a grandes empresas e órgãos públicos, facilitando a geração de novas parcerias comerciais.

Já nas Rodadas de Crédito, empreendedores terão a chance de conversar frente a frente com representantes das principais instituições financeiras do país, apresentando seu projeto e conhecendo as linhas de financiamento mais adequadas para cada estágio do negócio.

A Feirinha “Compre do Pequeno” reunirá microempreendedores individuais (MEI) de Curitiba e região, com uma variedade de produtos que vão desde artesanato e cosméticos até gastronomia e souvenirs.

Além disso, dezenas de expositores em franquias, soluções digitais, serviços e B2B estarão presentes, apresentando oportunidades para quem deseja expandir ou modernizar sua operação.

A feira também é um ponto de encontro. A Praça de Alimentação, na área externa, contará com 10 food trucks que oferecem opções gastronômicas, incluindo cardápios sem glúten, sem lactose, vegetarianos e veganos.

Os espaços comuns são ideais para networking, permitindo que empreendedores troquem experiências e gerem conexões valiosas para seus negócios.

Compartilhe

Leia também

Hooh App Economia PR

Hooh, app curitibano de corridas, é lançado oficialmente na capital

Cibersegurança Economia PR

Brasil precisa de 750 mil especialistas em cibersegurança, aponta estudo

pastel foz do iguaçu economia pr

Amigos transformam paixão por pastel em negócio de destaque em Foz do Iguaçu