Pesquisar

Jovens que buscam o primeiro emprego podem fazer cursos de graça em Curitiba

curso primeiro emprego economiapr
Foto: William Fortunato de Pexels/Canva

Os jovens que buscam o primeiro emprego podem participar de cursos profissionalizantes em Curitiba. O Instituto Tibagi oferece capacitações gratuitas de pré-aprendizagem, aprendizagem em eletromecânica, administração, auxiliar de produção e operador de computador para adolescentes a partir de 14 anos de idade.

Os cursos acontecem durante a semana, das 8h às 18h, na Rua Santo Antônio, 365, Rebouças, Curitiba, e são ofertadas 55 vagas. Ao término, os participantes ainda são encaminhados às empresas que desejam contratar menores aprendizes.

Somente em 2024, o Instituto Tibagi ajudou 260 jovens a conseguir o primeiro emprego. A entidade sem fins lucrativos tem parcerias e conexões com indústrias, empresas dos mais variados setores e apoio do Ministério Público do Trabalho no Paraná, do Instituto Robert Bosch e da Rede Gerando Falcões.

Entre as maiores dificuldades enfrentadas para quem deseja ingressar no mercado de trabalho e tem pouca idade estão a falta de experiência profissional, a dificuldade de comunicação e de relacionamento interpessoal, a urgência por resultados rápidos e a desmotivação se isso não acontecer.

“Trabalhamos o comportamento desses jovens e explicamos como se relacionar com outras pessoas num ambiente corporativo, como se comportar ao receber um feedback negativo, a importância do trabalho em equipe e o comprometimento com o futuro emprego”, conta a gestora do Instituto Tibagi, Regina Célia Vogliotti.

Começar a trabalhar na juventude traz mais responsabilidade aos adolescentes e um aprendizado essencial. Por conta disso, o incentivo para entrar no mercado mais cedo e com Carteira de Trabalho assinada é fundamental. 

O primeiro emprego também ajuda a entender os interesses e aptidões pessoais, as dinâmicas corporativas, a cultura organizacional e as expectativas dos empregadores. 

“Além do incremento da renda às famílias – na ordem de 35% a 40% – os jovens têm a liberdade de compra, a independência para realizar pequenos sonhos e o desafio de lidar com o dinheiro. Isso ajuda na educação financeira e na possibilidade de tomar decisões mais autônomas sobre a própria vida”, complementa Regina.

Mas para se destacar em meio à concorrência é preciso ser prestativo, comprometido e ter vontade de aprender.

“As companhias valorizam mais a parte comportamental, a capacidade de resiliência e o espírito de equipe dos jovens, já que as empresas fornecem a parte técnica”, destaca gestora do Instituto Tibagi.

Foi o que aconteceu com Tainá Barbosa Nogueira. A jovem de 17 anos conheceu o Instituto Tibagi em 2023 e participou de dois projetos de capacitação – Cidadão do Amanhã e Jovem Falcão Tibagi – ao longo do ano.

Os projetos ofereceram mentorias de carreira e inteligência emocional, além de ferramentas para a construção do projeto de vida. Pouco tempo depois, Tainá entrou como aprendiz na Semage Manutenção Industrial, permanece na companhia e foi convidada a participar de um curso de inglês gratuito, que vai até dezembro.

“Proporcionamos uma boa educação e abrimos os caminhos para o primeiro emprego. Auxiliamos para que os jovens se tornem autônomos – cientes de seus direitos e deveres – sejam capazes de definir seus projetos de vida e de transformá-los em verdade”, explica a diretora administrativa do Instituto Tibagi, Maria José Resmer.

Compartilhe

Leia também

senior experience economia pr

Ex-diretor da secretaria extraordinária da Reforma Tributária vai palestrar no Senior Experience

lightsweed economiapr

Lightsweet divulga relatório com avanços em práticas ESG

usina flutuante itaipu economiapr

Itaipu inicia montagem da usina solar flutuante no reservatório