Mais de 500 pessoas, representando 69 municípios paranaenses, movimentaram a economia, hospedagens, atrativos e serviços turísticos do Litoral do Estado na última semana. Como bônus da programação do XI Encontro Estadual e da X Capacitação dos Conselhos da Comunidade do Paraná, os participantes foram guiados por pontos turísticos da região pela Secretaria do Turismo e o Viaje Paraná.
Participaram profissionais do sistema de justiça, fiscalização social e reintegração de pessoas privadas de liberdade.
Em Matinhos, os congressistas visitaram a nova orla viabilizada pelo Governo do Estado, com recursos de mais de R$390 milhões. O projeto contempla a revitalização de uma orla que estava há décadas danificada pela erosão costeira.
Também integraram o roteiro, outros atrativos que representam o avanço do Litoral do Paraná, como a Ponte de Guaratuba, atualmente em fase de execução, e a Ilha do Mel, um dos locais mais visitados no Estado, especialmente por turistas internacionais.
“Fundamental apresentar o desenvolvimento do nosso território turístico no Litoral a esse corpo de profissionais técnicos e formadores de opinião. O Litoral tem muito mais a oferecer depois de tantos investimentos feitos pelo Governo do Estado e mostrar na prática o que esses investimentos representam para as comunidades que atuam na região é importante para todos os envolvidos com o turismo”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do turismo.
De acordo com a Federação dos Conselhos da Comunidade do Estado do Paraná, organizadora do Encontro Estadual, o grupo participante do evento movimentou intensamente o Litoral nos setores de hospedagens, restaurantes e cafés, comércio local, transporte terrestre e marítimo, empresas de turismo, guias e condutores.
Na Ilha do Mel, cerca de 200 participantes do grupo tiveram uma experiência completa em um dos principais cartões-postais do turismo estadual.
Guiados por condutores especializados e agências locais, os participantes entraram em contato com a cultura caiçara, conheceram atrativos naturais e ainda foram recebidos com show musical na praia de Encantadas, mostrando a variedade de passeios e programações ao redor da ilha.
“A ação reflete bem no que o turismo do segmento MICE representa no turismo, gerando emprego e renda o ano todo, agora como exemplo no Litoral do Estado. É uma região cheia de história e belezas naturais, com uma grande e qualificada cadeia de serviços que tornam uma viagem de participantes de um evento pela região ainda mais especial. Certamente quem participou dessa atividade vai querer voltar a esses destinos outras vezes”, disse Irapuan Cortes, diretor presidente do Viaje Paraná.