A ACOM Sistemas, empresa de tecnologia especializada no desenvolvimento de soluções para o setor de food service, comemorou em agosto, 21 anos de história. No mês em que o planeta celebrou os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, a empresa conquista sua medalha de ouro: o primeiro semestre de 2024 foi o melhor em vendas de sua história, com um crescimento de 35% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em relação à meta anual de vendas, os resultados obtidos até o momento já representam 84% do total de vendas previstas.
Desde sua fundação em 2003, pelo CEO, Carlos Drechmer, a empresa curitibana vem apresentando um sólido crescimento, resultado do trabalho de uma equipe multidisciplinar e do uso da melhor tecnologia no desenvolvimento de suas soluções. A ACOM possui alcance nacional, tendo em vista que muitos de seus clientes, hoje concentrados na região Sul, Sudeste e no Distrito Federal, possuem operações espalhadas pelo Brasil. Mas os planos da empresa são expandir os negócios e começar a operar fisicamente em outros pontos do país.
Um deles é a região Nordeste, um mercado no qual a empresa prevê uma representatividade de 25% sobre o faturamento da ACOM para os próximos anos, conforme avalia Eduardo Ferreira, sócio e CCO da empresa.
“Recentemente promovemos uma ‘jornada’ na região Nordeste, com o intuito de conhecer de perto este importante pólo turístico e gastronômico do país, entender as oportunidades de negócio e estabelecer as primeiras parcerias. Podemos dizer que já estamos colhendo os frutos deste importante passo”, reforça Ferreira.
Sempre atenta às movimentações do mercado e as necessidades de seus clientes, além da expansão territorial, a ACOM planeja investir em novas tecnologias, como a inteligência artificial. O ERP EVEREST 3.0, carro-chefe da empresa que atua diretamente sobre o backoffice que milhares de negócios do food service, já utiliza o machine learning para entender e automatizar a operação do cliente.
“Já são inúmeras funcionalidades que simplificam a gestão da operação, um exemplo, é a previsibilidade de abastecimento com base no giro do cliente. O sistema registra as movimentações de mercadorias, o volume de saída, os períodos em que isso acontece, e a partir de cruzamentos, aponta o melhor momento e quais itens precisam ser repostos no estoque do restaurante”, explica o executivo. O objetivo é aprimorar as interpretações do sistema e aumentar o nível de interatividade com o usuário. “Estamos atentos à evolução da IA e buscando a melhor forma de aplicá-la dentro do sistema, facilitando ainda mais a vida do nosso cliente”, ressalta.
Esse olhar apurado para a inovação está no DNA da ACOM, e no sangue de seus sócios-diretores. Desde sua fundação, a ACOM vem investindo em pesquisa e desenvolvimento como forma de tornar seus produtos indispensáveis para o dia a dia de seus clientes. O EVEREST 3.0 é um belo exemplo desse investimento.
“Há 15 anos, identificamos uma lacuna no mercado de softwares de gestão voltados para bares, restaurantes e outros negócios do segmento food service, e decidimos focar nosso produto nesse segmento. Foi um divisor de águas”, destaca o CCO.
Em 2017, a ACOM iniciou o desenvolvimento da versão 3.0 do EVEREST.
“Optamos por recomeçar do zero, incorporando as melhores inovações tecnológicas. Foi um desafio financeiro”, explica Ferreira.
Em três anos, foram investidos R$ 10 milhões, e hoje esse montante chega a R$ 20 milhões. Linhas de crédito específicas para inovação possibilitaram esse avanço. Atualmente, 200 grupos utilizam o EVEREST 3.0, totalizando quase dois mil CNPJs e milhares de usuários.
Outro ponto que, segundo Ferreira, coloca a ACOM Sistemas em evidência em relação aos seus concorrentes, é a preocupação constante com a qualidade do atendimento, um diferencial corroborado por pesquisas internas realizadas pelo time de Suporte. Esse cuidado é levado tão a sério que, em determinados momentos, o próprio CEO da ACOM, Carlos Drechmer, vai observar de perto a operação do cliente, para entender como a empresa pode apoiá-lo e gerar ainda mais resultados.
“A gente se interessa em conversar com o cliente, ir a campo e entender a realidade da sua operação. É algo primordial para nós, tanto que às vezes, o próprio Carlos [Drechmer] realiza visitas para entender como podemos entregar uma solução ainda mais eficiente e estratégica”, afirma Ferreira.
Esse compromisso com a qualidade é tão importante para a ACOM que, em breve, ela lançará duas importantes ferramentas. A primeira trata-se de uma plataforma para a gestão dos Relatórios de Atendimento (RA), utilizados na condução e controle dos projetos desenvolvidos para o cliente. A outra solução é uma plataforma denominada “Portal do Cliente”, um espaço voltado para a comunicação e relacionamento com o cliente da empresa.
Nesta plataforma, o cliente terá acesso aos relatórios dos seus projetos, poderá acompanhar o andamento dos serviços prestados, poderá interagir com o time da ACOM, receber informações estratégicas, manifestar-se sobre o funcionamento e as funcionalidades das soluções.
“Com a integração do Portal do Cliente e a gestão de RA’s, conseguiremos colocar o cliente como um participante ativo no andamento dos projetos. Será um trabalho a ‘quatro mãos’ que permitirá que estejamos sempre alinhados às suas expectativas. Além de ser uma forma dele perceber valor no trabalho da ACOM e resultados dentro da sua operação”, afirma Michel Carvalho, Especialista de Negócios e um dos idealizadores do projeto.
Recentemente a empresa, lançou a Academia ACOM, uma plataforma de treinamentos e conteúdos com o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos clientes sobre as soluções da empresa, tornando-os especialistas.
Outros produtos estão no radar da empresa, atualmente em desenvolvimento e prestes a serem lançados.
“Nosso DNA sempre foi tecnológico. A ACOM Sistemas não é apenas um CNPJ, mas sim formada pelo capital intelectual de nossos 65 colaboradores, responsáveis por desenvolver e entregar soluções e experiências ao mercado”, conclui o executivo.
A trajetória da ACOM Sistemas é repleta de importantes conquistas, sendo a maior delas, a confiança de seus clientes em suas soluções e na qualidade de suas entregas. O marco histórico obtido com seus últimos resultados de vendas, reforça a visão do mercado a respeito do seu compromisso com a inovação, tecnologia e resultados.