O ano de 2025 começa com grandes perspectivas para o setor de eventos em Foz do Iguaçu. Até o momento, o Visit Iguassu contabiliza 14 congressos, convenções e seminários captados diretamente pela entidade, com uma estimativa de 11.300 participantes e um impacto econômico direto de R$ 57 milhões.
Esses números representam apenas uma parte do calendário de eventos já confirmados na cidade, que é ainda mais robusto e reforça o papel estratégico do Destino Iguaçu no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions).
Entre os eventos captados pelo Visit Iguassu, destacam-se três grandes congressos no segmento médico: XXI Congresso Brasileiro do Quadril, XXV Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e Congresso Brasileiro de Neuropsicologia.
Esses eventos, previstos para reunir mais de mil inscritos cada, devem atrair cerca de três mil e quinhentos participantes diretos, além de familiares, palestrantes, organizadores e expositores.
Somando os impactos indiretos, esse público pode facilmente dobrar, ampliando os ganhos para setores como hotelaria, alimentação, transporte e turismo.
Importante reforçar o constante apoio do Visit Iguassu aos eventos que fixaram calendário e acontecem anualmente no Destino, a exemplo da Meia Maratona das Cataratas, o Festival das Cataratas, a Copa Mundo Futsal, entre outros eventos geradores de fluxo turístico que são de extrema importância para movimentação da economia local e tem agenda garantida todos os anos no Destino.
A equipe do setor de MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) do Visit Iguassu já tem seis visitas técnicas agendadas para as próximas semanas, resultado do trabalho de captação realizado ao longo de 2024.
Essas visitas permitem que organizadores conheçam a infraestrutura de Foz do Iguaçu, incluindo espaços para eventos, atrativos turísticos, opções de lazer e gastronomia, além de fornecedores locais.
As visitas de clientes de eventos, conhecidas como VT’s, terão início nas próximas semanas, mas o trabalho começa muito antes com a organização do roteiro e o agendamento das visitas, permitindo que os organizadores conheçam a estrutura de eventos dos hotéis, atrativos turísticos, opções de lazer e a gastronomia de Foz do Iguaçu.
“O calendário de 2025 ainda está sendo construído. Ele ganha forma e cresce ao longo do ano, à medida que novos eventos são captados ou apoiados. As visitas técnicas são um ponto crucial nesse processo, pois ajudam a consolidar a confiança dos organizadores na estrutura do destino”, afirma Maira Dalcin, gerente do setor de MICE do Visit Iguassu.
Esses momentos são decisivos para o sucesso de eventos já confirmados ou em fase de candidatura, contribuindo para que os organizadores tenham uma visão ampla da infraestrutura de Foz, incluindo fornecedores locais que desempenham papéis essenciais no desenvolvimento de seus eventos.
Maira esclarece que o trabalho do Visit Iguassu se concentra na captação estratégica de eventos para a cidade, mas Foz do Iguaçu conta com um calendário ainda mais amplo com a atuação das equipes de comerciais dos hotéis com espaços para eventos, que reflete o potencial do destino como um dos mais competitivos do Brasil.
“Essas ações fortalecem o turismo de negócios e geram benefícios para toda a cadeia produtiva,” explica Maira Dalcin, gerente do setor de MICE do Visit Iguassu.
Além das visitas técnicas, a estratégia da captação de eventos inclui a participação em feiras e eventos do segmento MICE e organização de famtours com clientes do setor de eventos.
“Essas iniciativas têm reforçado a posição de Foz do Iguaçu como um dos destinos mais atrativos para eventos de diferentes perfis, desde convenções empresariais a encontros técnico-científicos”, aponta Maira.
Com infraestrutura de alta qualidade e atrativos turísticos de reconhecimento internacional, Foz do Iguaçu segue como um destino competitivo e promissor para o segmento MICE.
A captação de eventos pelo Visit Iguassu, aliada ao calendário mais amplo da cidade, reafirma o papel estratégico do turismo de negócios na economia local.