O uso de testes comportamentais, como o DISC, tornou-se uma prática essencial para o recrutamento e seleção de talentos. O método tem auxiliado empresas a compreender melhor os perfis dos candidatos, facilitando a tomada de decisões no momento da contratação. No entanto, com a crescente demanda por processos seletivos mais rápidos e precisos, surge a necessidade de inovação.
A abler, startup que tem o propósito de gerar empregabilidade, oferecendo soluções de alto custo-benefício para Consultorias de RH e PMEs, deu um passo à frente ao lançar no último dia 26 de agosto o DISC.ia, a primeira ferramenta que integra inteligência artificial aos tradicionais testes DISC.
De acordo com Alisson Souza, CEO e fundador da abler, o DISC.ia não é apenas uma atualização do teste comportamental já conhecido. A nova ferramenta desenvolvida pela startup traz a inteligência artificial para o centro do processo, permitindo uma análise muito mais profunda e personalizada dos candidatos.
“A tecnologia permite maior profundidade nas análises do perfil comportamental do candidato, além de trazer mais personalização e agilidade no uso de testes em processos seletivos. Desde a configuração intuitiva dos testes até a geração de relatórios personalizados e detalhados com Inteligência artificial, tudo é feito com foco em otimizar o tempo dos recrutadores e garantir a escolha dos melhores talentos”, revela.
Integrando o DISC.ia ao ATS da abler, as PMEs e Consultorias de RH têm a capacidade de gerir os processos seletivos de forma centralizada e acessar informações relevantes sobre os perfis dos candidatos.
“Esses dados, gerados com a ajuda da IA, permitem decisões mais assertivas e imparciais no fechamento das vagas, reduzindo o turnover e aumentando a qualidade das contratações”, pontua.
Entre os principais benefícios do DISC.ia, estão a personalização dos relatórios e a agilidade no processo seletivo.
“Recrutadores podem definir exatamente quais informações são relevantes para cada posição, o que resulta em uma análise mais precisa e alinhada às necessidades da empresa. Além disso, a ferramenta simplifica a gestão dos testes comportamentais, permitindo que todo o processo seja realizado de forma rápida e eficiente, sem perder a profundidade na análise dos candidatos”, afirma o CEO.
Outro ponto forte do DISC.ia é sua capacidade de gerar relatórios que oferecem uma visão completa e detalhada do perfil comportamental do candidato com ajuda da Inteligência Artificial, auxiliando os recrutadores na construção de equipes de alta performance.
“A tecnologia possibilita uma análise mais profunda, permitindo que os profissionais de RH identifiquem o alinhamento comportamental dos candidatos com a cultura da empresa, resultando em contratações que impactam diretamente a retenção de talentos e a produtividade das equipes”, declara.
A introdução do DISC.ia pela abler representa um grande avanço no campo do recrutamento e seleção de talentos.
“Combinando a inteligência artificial com o tradicional teste DISC, disponibilizamos aos RHs uma ferramenta que irá transformar a forma como empresas contratam e gerenciam seus talentos”, finaliza.